Campo Maior é uma das zonas de maior risco para a gripe aviária

GripeAvesA Direção-Geral de Alimentação e Veterinária divulgou um aviso à população relativo à gripe aviária, condicionando determinadas atividades nas zonas de maior risco para a gripe aviária.

No distrito de Portalegre, Campo Maior (Nossa Senhora da Graça dos Degolados, São João Baptista), Arronches, (Assunção) são alguns dos concelhos que estão inseridos nas zonas de maior risco, locais onde não é possível excluir a possibilidade daqueles vírus se encontrarem presentemente em circulação nas aves selvagens.

Com constituição destas zonas de maior risco, ficam proibidas concentrações de aves de capoeira e de outras aves em mercados avícolas, espetáculos, exposições e eventos culturais nos quais se utilizem aves, incluindo soltas de pombos. Sendo que apenas a Direção Geral de Alimentação e Veterinária pode autorizar a manutenção de aves de capoeira ao ar livre, quando as explorações avícolas possuam condições que permitam assegurar que as aves apenas são alimentadas e abeberadas no interior ou sob abrigos suficientemente dissuasores de aves selvagens e que impeçam estas últimas de pousar ou de entrar em contacto com os alimentos ou a água destinados às aves de capoeira.