Saiba quais os cuidados a ter com as instalações de água devido ao frio

AqualiaAguaAs baixas temperaturas que se fazem sentir também podem ter consequências ao nível das instalações de água e por esse motivo a Aquamaior, Águas de Campo Maior, S.A., informa os utentes sobre algumas atuações básicas para as evitar.

Assim sendo, para os particulares que residem nas zonas mais rurais e nos lugares localizados em zonas de maior altitude, a empresa relembra que devem, caso os contadores de água ou as instalações exteriores particulares, não estejam convenientemente isoladas, especialmente se a fachada do imóvel está virada para norte, para evitar problemas de congelação, estar protegidas com algum tipo de material isolante, como por exemplo, a fibra de vidro ou o cartão de papel.

Em caso de congelação, não convém forçar as torneiras de passagem. Se detetar que a instalação apresenta sinais de congelação, deve aplicar ar quente na zona afetada e protegê-la posteriormente com algum material isolante.

Passadas estas semanas mais frias, a empresa concessionária do serviço de águas recomenda que se verifiquem as instalações interiores para comprovar que não existem fugas. Se visivelmente não se detetar uma fuga, é essencial controlar que o contador não regista qualquer consumo de água, assegurando-se que todas as torneiras estão fechadas e os eletrodomésticos não estão a funcionar.

Por outro lado, se observar uma fuga de água, aconselha-se a realização das devidas reparações, tão rápido quanto lhe for possível, evitando desta forma danos materiais e um consumo desnecessário de água. É importante relembrar que a manutenção da instalação interior é uma responsabilidade individual de cada utente do serviço de águas.