Ingredientes:
– 2 cebola;
– Malagueta;
– Vinho tinto;
– Tomates em lata cortados em cubitos;
– 500 gramas de polpa de tomate fresco;
– Louro;
– Tomilho;
– Azeite;
– Espinafres;
– Massa de lasanha;
– Ricota;
– Queijo parmesão;
– Bola de mozzarella;
– Sal de pedra;
– Pimenta
e tomate cherry.
Comece pelo molho de tomate. Descasque e pique a cebola. Aqueça um pouco do azeite numa sertã em lume brando, junte a cebola e cozinhe até ficar dourada. Descasque e esmague os dentes de alho, juntando-os à sertã.
Corte a malagueta ao comprido muito, muito finamente e retire as sementes. Passados cinco minutos adicione o tomilho e as folhas de louro. Deite o vinho tinto e deixe o álcool vaporizar. Depois, despeje a polpa de tomate e deixe cozer durante 20 minutos. No fim, tire as folhas de louro.
Enxague os espinafres. Se não forem jovens, remova os caules e deixe apenas o centro das folhas. Pré-aqueça o forno a 180º C. Rale o parmesão e misture numa tigela com o ricota até que se converta numa massa cremosa. Ponha pimenta e corte o mozzarella em fatias finas e ponha de lado.
No momento de começar a montar a lasanha: comece com uma camada do molho de tomate no fundo da caçarola, seguido de uma camada de folhas de lasanha. De seguida coloque uma camada da mistura de ricotta-parmesão, seguida do molho e tomate e dos espinafres.
Tempere com ervas, uma pitada de sal de pedra e um pouco de pimenta. Continue a colocar camadas desta forma, umas em cima das outras: folhas de massa, mistura de ricota, molho de tomate, espinafres, ervas e condimentos.
Termine com o molho de tomate na parte superior da caçarola. Meta no forno durante 20 minutos e depois tire para dar o toque final: cobrir toda a superfície do prato com as rodelas de mozzarella e tomates cherry.
Volte a por no forno durante 30 a 40 minutos. A espessura das folhas de lasanha vai determinar o tempo exato de cozedura.