A Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco criou um prémio para a melhor investigação em Serviço Social, em parceria com a Editorial Cáritas e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre. O Prémio João Serra Bonacho vai ser atribuído anualmente à melhor tese de mestrado neste setor.
O objetivo do concurso é incentivar os alunos a desenvolverem processos de investigação na área social, potenciando a missão da escola e das instituições Sociais bem como, contribuir para o apoio “beneficiários da ação social”.
O protocolo vai ser assinado entre as três entidades e prevê também a publicação em livro das teses distinguidas.
O nome deste galardão pretende distinguir uma personalidade da terra que dedicou a sua vida à causa dos mais frágeis do concelho portalegrense. João Serra Bonacho, falecido em 2014, destacou-se através da participação em diversas iniciativas de carácter cívico e humanitário na região, sobretudo na Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades que serviu durante mais de 30 anos. Na última década, esteve também ligado aos órgãos sociais da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, como presidente do Conselho Fiscal.