Programa de rastreio do cancro da mama tem início terça-feira

rastreiocancromama2016O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza a partir de dia 25, e até 31 de outubro, um rastreio de Cancro da Mama às mulheres assintomáticas (que não apresentam sintomas) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos.

António Gonzalez, médico de clínica geral, esclarece que, “a realização da mamografia é realizada de dois em dois anos em mulheres de 45 aos 69 anos de idade. O principal objetivo deste rastreio é detetar de forma precoce esta doença. As mulheres devem star atentas a qualquer sintoma fora do comum e caso haja necessidade devem antecipar este exame”.

A nível nacional foram já realizadas mais de 3 milhões mamografias de Rastreio e encaminhadas para diagnóstico e tratamento mais de 16.000 mulheres, o que permitiu um tratamento menos agressivo, mais eficaz e em muitos casos, a cura total.

O cancro da mama é o tipo mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro. Em Portugal, são detectados todos os anos cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e entre 1.200 a 1.500 mulheres morrem com esta doença.