Combater a desertificação de Portugal

concelhos-de-baixa-densidade-populacionalO Parlamento está a discutir a criação do Estatuto dos Territórios de Baixa Densidade. Pretende-se identificar e apoiar as zonas do país mais afetadas pela desertificação que, estará a abranger cerca de 90 por cento do território nacional.

Os territórios de baixa densidade caracterizam-se por baixos níveis de rendimento, poucas pessoas, forte emigração, envelhecimento, fracas infraestruturas e serviços ou pouco emprego.

No mapa (ao lado) elaborado pela Associação Nacional de Municípios, há 165 municípios (dos 278 que existem no Continente) classificáveis como de baixa densidade, além de outras 73 freguesias de outros concelhos que também se incluem nesta categoria.

O PSD apresentou um projeto de lei que prevê que o governo apresente no prazo de seis meses um programa de apoio à da natalidade nestes territórios, além de outros para promover o emprego e o investimento. Espera-se o contributo de todas as forças políticas para contrariar a desertificação de Portugal.