Castelo de Portalegre vai ser concessionado por privados

casteloportalegreO Castelo de Portalegre vai ser concessionado a privados pelo Governo através do programa “Revive”, integrando assim a lista dos 12 monumentos nacionais.

De acordo com Adelaide Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, além do Castelo também o Mosteiro de São Francisco deveria ser concessionado a privados: “foi solicitado há uns meses à Câmara Municipal de Portalegre que enviasse uma listagem de alguns equipamentos que poderiam ser passíveis de ser utilizados turisticamente, e dessa lista faz parte o Castelo de Portalegre, no entanto nós gostaríamos que também fizesse parte dessa lista o Mosteiro de São Francisco”.

A autarca justifica: “o Mosteiro é do Ministério da Defesa, está abandonado há algum tempo, está devoluto e tem sido alvo de algum vandalismo que temos tentado acompanhar. É um Mosteiro muito bonito e daria com certeza um hotel de cinco estrelas”.

São 150 milhões de euros que constam da linha de financiamento deste programa, do qual faz também parte o Convento de São Paulo, em Elvas, cuja concessão já foi anunciada.