Delta Saúde no “À Conversa Com” de hoje

DeltaSaude1Um estudo científico com o objetivo de determinar os fatores de risco para desenvolver AVC ou trombose nos trabalhadores da Delta Cafés está a ser desenvolvido pela Delta Saúde (integrada na empresa campomaiorense).

Margarida Romudas (segunda, na foto ao lado) e Fátima Ferreira (terceira, na foto ao lado) integram esta equipa e estão hoje na edição de “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Margarida Romudas fala acerca das suas competências: “é aplicado um questionário de atividade física, em que consiste em dividir ao longo das 24 horas do dia as atividades que cada colaborador faz. Essas atividades incluem o dormir, o tipo de trabalho que têm (se é mais sedentário ou em que a pessoas está mais ativa e de pé), inclui as atividades que são feitas em casa como o cozinhar, o passar a ferro, a limpeza doméstica, inclui também uma parte ligada mais à parte física (se a pessoa pratica algum tipo de desporto, caminhada ou se carrega pesos) e as pessoas vão dividindo assim ao longo das 24 horas, passa ‘x’ horas a dormir, ‘x’ horas sentado, ‘x’ horas a cozinhar ou a praticar desporto”.

A médica Fátima Ferreira também avalia os colaboradores da Delta, no que respeita à alimentação: “este investimento na alimentação é muito importante até porque dá para nos apercebermos que a maioria dos cidadãos e dos colaboradores já têm noção do que está certo e do que está errado mas continuam-se a praticar erros e eles assumem esses erros, sendo mais fácil perceber a perceção deles em relação aos erros e falar depois no ensino de poderem fazer uma alimentação mais correta”.

O projeto da Delta Saúde prolonga-se por cerca de dois a três anos.