“10% da população sofre de uma doença infecciosa”, diz José Robalo

ConferenciaCCC14MaioB“Infecção e Doenças Infecciosas” foi o tema da conferência que está a decorrer no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

A sessão de abertura foi presidida pelo secretário de estado da saúde, Manuel Delgado, que destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo Delta na área da saúde: “esta iniciativa representa uma experiência inédita no contexto nacional que é vermos o acolhimento por parte do Grupo Delta à medicina e à investigação científica”.

“Eu acho que a infeciologia representa hoje um risco acrescido para os cidadãos e toda a atenção é pouca para esta área”, sublinhou.

O governante garante que a área da investigação “é uma aposta do atual Governo. Neste sentido, estamos a dar mais atenção aos centros académicos clínicos que fazem a ligação entre as universidades e os hospitais”.

O Comendador Rui Nabeiro garante que o Centro de Ciência do Café, além de museu, “pretende ser um espaço de valorização da vertente científica, quer na parte humana quer na parte dos produtos”.

A Delta Cafés, do Grupo Nabeiro, criou no dia 30 de outubro de 2013 um departamento clínico chamado Delta Saúde.

De acordo com o Comendador, “há ainda muito a fazer em prol da saúde”.

Para Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, “iniciativas desta natureza devem ser descentralizadas para o interior do país”.

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, “se nós tomarmos atenção começamos a ver que há um ressurgimento das doenças infecciosas o que deve ter especial atenção da nossa parte”.

“A prevalência, a nível nacional, deste tipo de doenças ronda os 10%. No entanto, eu oiço falar neste valor há cerca de 20 anos o que não me dá muita garantia”, sublinhou.

Com o patrocínio científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a sessão contou com a participação de vários especialistas da área.