fim des emna prolongado

Um dia de descanso que seja que venha a mais não está nada mal, depois dos quatro feriados que deixaram de significar descanso desde 2012. E é isso mesmo que acontecerá em 2016: cinco feriados colados ao fim-de-semana mais uma ponte (ou duas, se contarmos com o carnaval) são contas de somar e não de sumir, comparando com 2015, com três os feriados e três pontes possíveis.

Abril é motivo para sorrir, não só pela comemoração do Dia da Liberdade, mas porque o 25 de Abril calha precisamente a uma segunda-feira. Já o 1 de maio, Dia do Trabalhador, será a um domingo. logo a seguir

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – 10 de junho -, também será celebrado a uma sexta-feira. Para quem mora em Lisboa, logo na segunda-feira é o feriado da cidade, Dia de Santo António: quatro dias de descanso seguidos. No Porto, o S. João, a 24 do mesmo mês, também é uma sexta-feira. Tudo quase em sintonia.

depois terá de esperar até 15 de agosto por novo fim-de-semana prolongado. Este feriado calha a uma segunda-feira.

Daí até ao final do ano, um interregno. Só dia 8 de dezembro há novo feriado, o religioso Imaculada Conceição e é a uma quinta-feira. Ou seja, a primeira ponte do ano, fora o Carnaval celebrado vigorosamente em algumas regiões do país.