Violência Doméstica no distrito é tema de “À Conversa Com”

CarlaBaptistaNAVVDP2No ano passado foram sinalizados 84 casos de violência doméstica, oito deles pertencentes ao concelho de Elvas, pelo Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Portalegre.

Carla Baptista (na foto ao lado), assistente social no Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica do distrito de Portalegre, é a convidada na edição de hoje de “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Em 64 dos 84 casos sinalizados em 2015 tivemos contacto presencial com as vítimas e tivemos um acompanhamento efetivo das mesmas, em que podemos verificar que nestes contactos presenciais oito pertenciam ao concelho de Elvas, e destas, em quatro casos foi solicitado o acolhimento em instituição, em que os serviços nos procuraram um pouco já no fim da linha, numa resposta de emergência, mas nenhum destes casos se veio a verificar, depois de uma avaliação”, refere Carla Baptista.

As agressões “são mais regulares, com maior frequência e maior severidade. São ciclos de violência que já predominam na relação há muitos anos, em que a escalada inicialmente começa por uma violência mais ao nível psicológico, que passa mais despercebida, em que muitas vezes são encaradas como provas de amor, e o ciclo da violência começa a escalar e começa a atingir proporções bastante mais graves”.

Atualmente são acompanhadas pessoas “desde os 24 até aos 80 e muitos anos”.