Portalegre no 26º Congresso CDS-PP

cdsppO Congresso Nacional do CDS-PP realizou-se nos dias 12 e 13 de março em Gondomar.

O Distrito de Portalegre teve a sua maior representação de sempre num congresso do partido, com 29 delegados distribuídos da seguinte forma: Elvas com 7 delegados, do Distrito de Portalegre, 5 delegados de Alter do Chão 3 delegados, Ponte de Sôr 2 delegados, Marvão 2 delegados, Gavião 1 delegado, Monforte 1 delegado, Nisa 2 delegados, Castelo de Vide 1 delegado, Arronches 1 delegado, Fronteira 1 delegado, Crato com 1 delegado e Campo Maior com 1 delegado. 

Do congresso de Gondomar saiu a composição dos órgãos nacionais do CDS de Assunção Cristas, com a nova presidente a conseguir 95,6% dos votos para a comissão política do partido. Para o conselho de jurisdição, a lista de Cristas arrecadou 76,5% ds votos, contra os 20% da Lista B, de Lobo d’Ávila. No conselho de fiscalização do partido, a lista da nova líder era a única e ficou com 94,5%. Para a mesa do congresso, Cristas voltou a ser a única a avançar com candidaturas, ficando com 94,4% dos votos. A percentagem mais baixa da presidente do CDS nas eleições aos órgãos do partido foi mesmo na votação para o Conselho Nacional.

Tiago Abreu, vereador eleito na Câmara Municipal de Elvas pelo CDS-PP e assessor na comissão de Agricultura e Mar e na comissão de Ambiente, Ornamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação na Assembleia da República, faz parte da Comissão Política Nacional do CDS-PP e da Comissão de Organização do Partido.