I Festival do Espargo hoje em Santa Eulália (Elvas)

FestivalEspargo27Fev2016A freguesia de Santa Eulália recebe hoje, sábado dia 27, o I Festival do Espargo.

Este é um evento organizado pela Junta de Freguesia de Santa Eulália em conjunto com a Universidade Popular local, que comemora neste mesmo dia o seu terceiro aniversário.

“O I Festival do Espargo é uma iniciativa pioneira, que surgiu no âmbito da Universidade Popular e foi precisamente numa comemoração de um aniversário, do ano passado, que esta ideia surgiu entre os formandos e os formadores. Este ano concretizámos essa ideia porque entendemos que este produto alimentar, não sendo o único aqui em Santa Eulália, mas é um produto que merece um destaque especial”, refere Cláudio Carapuça, presidente da Junta de Freguesia local.

O programa contempla “animação musical ao longo de toda a tarde ininterruptamente, tasquinhas, onde estão disponíveis pastéis, sopas e tortas de espargos” e, pelas 17 horas, será realizado “o maior revolto de espargos, para posterior registo no Livro de Recordes do Guiness”.

Para o autarca, este é “um recorde simbólico” que “simplesmente passa por duas situações: levar longe o nome desta pequena aldeia e preservar este produto gastronómico que muitas vezes é pouco valorizado”.

As portas do Pavilhão Multiusos da freguesia de Santa Eulália abrem ao público, de forma gratuita, a partir das 14 horas, até às 20 horas.