Livro sobre mármore apresentado hoje em Lisboa

ApresentaoLivroMarmore23Janeiro

O livro “Mármore, Património para o Alentejo: Contributos para a sua História (1850-1986)” é apresentado hoje, 23 de Janeiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Esta publicação tem como objetivo fazer uma introdução à história da indústria dos mármores no Alentejo, especificamente na região do Anticlinal de Estremoz, que comporta os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa.

A obra é coordenada pelo professor doutor Daniel Alves (do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e conta com os contributos da professora doutora Ana Cardoso de Matos (da Universidade de Évora) e dos investigadores Armando Quintas, Carlos Alexandre Sousa, Carlos Filipe e Ricardo Hipólito.

O livro resulta da execução da primeira fase do projeto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores, cofinanciado pelo QREN no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional do Alentejo 2007-2013 INALENTEJO.

A apresentação do livro é realizada pelo Centro de Estudos, Cultura, História, Artes e Património (CECHAP), de Vila Viçosa.