Batalha das Linhas de Elvas comemorada com diversas atividades

14Janeiro2015Hoje, 14 de janeiro, celebra-se o feriado municipal, que assinala os 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

As comemorações têm início hoje pelas 9.30 horas, nos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira Nacional e a presença da Banda 14 de Janeiro.

Às 10 horas, decorre, no padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos. Segue-se, às 10.30 horas, a romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

O ponto alto das comemorações acontece, pelas 11 horas, com as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército e pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha. No fim, decorre o desfile das forças em parada, na Rua da Cadeia.

Pelas 18 horas, realiza-se o Te Deum de Ação de Graças, na Sé Catedral, com a presença do Coral Públia Hortênsia de Castro e do Coro Beato Aleixo Delgado. O programa deste dia encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a partir das 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal.

Neste dia 14, assinalam aniversários três coletividades do concelho: Centro Artístico Elvense, Sociedade Recreativa de Vila Fernando e Banda 14 de Janeiro.