Ação “É Tempo de Ajudar” angariou mil kits de higiene para idosos

ETempoAjudar5Nov2015TODOSO programa “É Tempo de Ajudar” decorreu ao longo do mês de outubro, onde foram angariados mil kits de higiene para distribuir por idosos dos municípios associados, valorizados em mais de 30 mil euros.

Esta é uma campanha da Associação de Solidariedade Social “Coração Delta”, à qual preside o Comendador Rui Nabeiro, que garante que são ações para continuar: “é a nossa proposta de continuarmos, porque fazemos isto naturalmente. (…) Queremos é que todos os dias nos lembremos de quem está carente, o país precisa de pessoas que saibam distribuir”. Quanto aos mil kits angariados, o Comendador garante: “é um bom número mas não é aquilo que eu gostava, como é evidente, mas com a colaboração de todos vamos atingir mais com certeza”.

“O resultado é muito positivo, de facto é uma campanha que começámos por estas dez lojas Intermarché e por dez municípios e achámos numa fase inicial que as pessoas nunca iriam aderir muito, (…) mas estes mil kits superaram as expectativas”, segundo Dionísia Gomes, responsável pelo projeto Tempo Para Dar.

Cláudia Gama, responsável pela ação “É Tempo de Ajudar” garante: “superámos as expectativas, estávamos a pensar 200 kits e vamos entregar mil kits de higiene para os idosos, com a contribuição de todos”.

Associados ao Coração Delta e aos municípios estiveram as lojas Intermarché.

Ernesto Cunha, gerente da loja Intermarché de Elvas, que angariou 150 kits, garante que a superfície comercial vai continuar a ajudar estes projetos de solidariedade social: “penso que as pessoas aderiram ao projeto, eu vi que foram recetivos e foram dando vários produtos de higiene pessoal. Nós procuramos ter sempre a sensibilidade de ajudar nestes projetos, e é uma obrigação nossa contribuir para quem está com a missão de ajudar os mais necessitados”.

No Intermarché de Campo Maior foram angariados 100 kits, e segundo o seu gerente, Casimiro Cuco, “correu muito bem, as pessoas de Campo Maior, como qualquer alentejano, são muito solidários, na distribuição e na divisão daquilo que têm deram mais qualquer coisa para ajudar”.

O município de Portalegre foi aquele que conseguiu angariar o maior número de kits, um total de 170, e para a autarca Adelaide Teixeira, esta ação demonstra “o sentido de responsabilidade social dos portalegrenses”: “tenho que agradecer à população de Portalegre, é uma prova de que quando há estes apelos a população de Portalegre está presente, e deixa-me feliz porque foi de facto o município que mais kits conseguiu angariar”.

Isabel Raminhas, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior, considera esta uma ação da maior importância: “eu penso que iniciativas como esta assumem uma força redobrada porque quando nós tentamos alicerçar uma marca que é ‘Campo Maior, vila solidária da Europa’ e ser um exemplo de solidariedade não só no Alentejo, não só no país mas sobretudo para a Europa. Tem que ser no envolvimento em parcerias e ações como esta que em cada dia podemos dar o exemplo, chegando aqueles que mais precisam, desta vez com os produtos de higiene”.

O autarca de Estremoz, Luís Mourinha, revela: “infelizmente é uma necessidade para todos os municípios, e um pouco por todo o país, haver estas iniciativas de empresas ou pessoas e voluntários para ajudar os que mais necessitam. O ideal seria não haver necessidade de se fazer estas situações”.

No total foram angariados mil kits com produtos de higiene para idosos, que serão distribuídos pelos idosos sinalizados pelas concelhos de Elvas, Campo Maior, Portalegre, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Nisa, Ponte de Sor e Mação.