Sexta-feira, pelas 11.06 horas, “A Terra Treme”

A_terra_treme_2015A Autoridade Nacional de Proteção Civil organiza na próxima sexta-feira, dia 6, pelas 11.06 horas, o evento “A Terra Treme”.

João Costa, técnico de planeamento e sensibilização do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, explica que “este exercício pretende prevenir a comunidade para o risco sísmico. É um exercício muito simples, que terá a duração de um minuto e que pode ser realizado individualmente ou em grupo”.

“A proposta consiste na realização de três gestos simples: baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se firmemente. Por último aguarde até a terra parar de tremer”, sublinhou.

Este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.