Creche e Jardim de Infância de Veiros no “À Conversa Com”

Creche_VeirosA creche e jardim-de-infância da Fundação do Asilo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Veiros, no concelho de Estremoz, recebe diariamente duas dezenas de crianças durante quase 12 horas.

Ana Isabel Mendes (na foto), diretora pedagógica da instituição, é a convidada de hoje da “Conversa em Dia” na qual explica que o trabalho realizado na creche “visa o bem-estar das crianças, o acolher a criança”, proporcionar uma vivência diária idêntica à de casa, assim como experiências com materiais.

No jardim-de-infância, o trabalho prende-se com “o crescimento da criança, o desenvolver da criança que abrange as partes fundamentais das orientações curriculares”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Apesar de o espaço estar capacitado para receber cerca de meia centena de crianças, atualmente recebe apenas nove na creche e 11 no jardim-de-infância o que, segundo Ana Isabel Mendes, “prova a falta de crianças na freguesia”.

“Aqui há uns dez anos, nós conseguíamos ter mais crianças do que conseguimos ter neste momento. Havia mais nascimentos, as famílias eram mais numerosas do que são neste momento…”, constata a convidada da Rádio Campo Maior.

A diretora pedagógica acrescenta ainda que, neste momento, há sinais do tempo presente: “a maior parte das crianças está neste espaço” e não fica em casa com os avós, uma vez que estes ainda trabalham.