“À Conversa Com” novo diretor do Museu Militar de Elvas

JoaquimBuchoO tenente-coronel Joaquim Bucho (na foto ao lado) é o novo diretor do Museu Militar de Elvas, tendo tomado posse no dia 28 de setembro. Hoje é o convidado da edição do “À Conversa Com”, onde fala acerca deste novo desafio e também da sua experiência na vida militar.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Joaquim Bucho iniciou a sua vida militar, na Academia Militar, em 1983, e surge no cargo de diretor do Museu Militar de Elvas “por escolha”. O tenente-coronel confessa que aceitou este cargo “com muita honra e orgulho” de regressar a Elvas, a casa que primeiro recebeu a sua formação inicial, e onde prestou serviço com o seu pai.

“Ser diretor de um museu é algo que para mim é uma nova experiência. A minha formação inicial, como é natural, é uma formação militar, Ciências Sócio Militares, estive sempre ligado à parte, ou de estado-maior ou de formação ou operacional, nunca estive colocado num órgão deste género”, confessa.

“Tentei o mais possível formar-me, tirei uma pós-graduação em Educação e Museus, por forma a começar a preparar-me para poder vir um dia regressar aqui a Elvas e ao Museu, porque já tinha sido a reestruturação que terminava o Regimento de Infantaria número 8 e a criação do Museu Militar e estou a abraçar este projeto com muito carinho e muita expectativa”, revela o tenente-coronel Joaquim Bucho.

Quanto à equipa que o novo diretor encontrou no Museu Militar de Elvas, garante: “são pessoas que vim encontrar de uma qualidade inexcedível, a grande maioria sem formação de base. São pessoas que têm sido dotadas tanto pelas belas artes, como para a história, como para a restauração, como para as relações públicas”.