Bolas de Sabão sensibilizam para o Linfoma

Campanha_Dia_Mundial_LinfomaRCMO Dia Mundial do Linfoma assinala-se hoje, dia 15 de Setembro. Com o objetivo de comemorar a data, a Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL) vai lançar uma campanha de sensibilização que desafia os portugueses a fazerem bolas de sabão para mostrarem a sua solidariedade para com todos os doentes que estão a lutar contra esta patologia.

A diretora executiva da APCL, Sofia Sá Cardoso, explica que foi escolhida esta analogia com as bolas de sabão porque “um dos principais sintomas do linfoma é o inchaço dos gânglios do pescoço, das axilas e das virilhas e é uma doença que aparece silenciosamente, assim como as bolas de sabão”.

“O linfoma é um tipo de cancro de sangue, desconhecido para a maior parte das pessoas. No inquérito que realizámos o ano passado, apenas 5% das pessoas tinha ouvido falar neste tipo de cancro. No que diz respeito ao diagnóstico médico, como as pessoas não estão atentas, levam pelo menos seis meses desde o dia em que sentem os primeiros sintomas até irem ao médico. Claro que quanto mais cedo for diagnosticados mais probabilidades tem de cura”, refere Sofia Sá Cardoso.

A iniciativa da Associação está a ser promovida por diversas figuras públicas, entre elas, por exemplo, Rui Veloso, Luís Represas, Marco Paulo e Maria Ana Bobone, Pedro Ribeiro e Vasco Palmeirim.

Segundo o comunicado, o linfoma atinge, todos os anos, cerca de 1.700 pessoas em Portugal.

A campanha terá ainda o apoio da Roche, e a participação de mais duas associações – a Associação de apoio aos doentes com leucemia e linfoma (ADL), e a Associação portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).