Nuno Mocinha apresenta São Mateus 2015 no “À Conversa Com”

nunomocinhaA Feira de São Mateus tem início já esta sexta-feira, em Elvas, embora o início oficial seja apenas no domingo, dia 20, o dia da Procissão dos Pendões.

Na edição de hoje do “À Conversa Com” Nuno Mocinha (na foto ao lado), presidente da Câmara Municipal de Elvas, apresenta o programa da autarquia para a edição deste ano.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Ao longo dos últimos anos tem-se falado na questão da concessão do Parque da Piedade mudar para as mãos da Câmara Municipal de Elvas. Caso venha a acontecer, Nuno Mocinha garante: “enquanto eu for responsável pela Câmara Municipal vou manter sempre o São Mateus tal e qual como ele é, em termos das coisas que lá se praticam. É evidente que tem que se melhorar é as acessibilidades e as condições que as pessoas têm para andar no recinto e as casas de banho, ou seja, há um conjunto de infraestruturas que tem que ser melhoradas”.

Este ano houve algumas mudanças naquilo que é a organização da autarquia, tais como a criação de um espaço, junto à Fonte da Fé, em frente ao Santuário,  que vai acolher os stands institucionais e o artesanato local, com animação. “Depois temos aquilo que chamamos o palco principal, que fica ao fundo do recinto do Parque da Piedade”, explica o autarca. “Nós temos um conjunto de programação, em termos de espetáculos, que desde o dia 18, 19, 20 e 21 que é diversificado e a entrada nos espetáculos dentro destes dias é completamente gratuita. A partir de terça-feira (dia 22) até sábado vai haver um conjunto de espetáculos que aí sim, vão ser pagos”.

O autarca revela o porquê da implementação de entradas pagas este ano, apenas para o palco principal: “a câmara Municipal é uma entidade pública. O dinheiro que está na câmara é de todos nós e, sendo de todos, não me parece correto que para ver determinados artistas se esteja a pagar com dinheiros públicos. Pelo menos que se vá pedindo uma comparticipação a quem todos os dias nos pede esses artistas”.

Os bilhetes diários e as pulseiras já estão à venda no Posto de Turismo de Elvas.

O São Mateus tem início no dia 18 de setembro, sexta-feira, com o início oficial no domingo, com a chegada da Procissão dos Pendões, terminando no dia 27 de setembro, domingo.