Produção de azeite em Portugal triplica num espaço de dez anos

JoseDiogoAlbuquerqueSecretarioEstadoAgriculturaA produção de azeite, em Portugal, “triplicou nos últimos dez anos”. A informação foi avançada, esta manhã, pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque (na foto ao lado), à margem das comemorações do Dia do Agricultor, que decorrem no polo de Elvas do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

“A produção de azeite (em Portugal) está no bom caminho, num caminho ascendente; era um setor que não era autossuficiente e passou a sê-lo”, começa por adiantar o secretário de Estado, que garante ainda que “tem sido feito um caminho de qualidade muito grande”.  A iniciativa do INIAV, dedicada quase em exclusivo à olivicultura, é para José Diogo Albuquerque “muito importante, porque é trazer cada vez mais os resultados da investigação ao setor”.

DiaAgricultorINIAVElvas2015AberturaAos agricultores, Albuquerque veio a Elvas trazer uma boa notícia: a possibilidade de se candidatarem a uma bolsa de iniciativas. Esta bolsa é “uma das medidas do programa de desenvolvimento rural, que são medidas para fazer projetos de inovação na agricultura”, explica. O objetivo, adianta o secretário de Estado, “é criar um momento até ao verão em que quem se vai candidatar saiba que candidaturas é que existem, para tentar que as candidaturas coincidentes possam depois trabalhar em conjunto”. As candidaturas começam depois do verão.

Quanto às iniciativas que decorrem no âmbito deste Dia do Agricultor, no polo de Elvas do INIAV, o principal objetivo, explica o diretor Benvindo Maçãs, passa por “recolher as preocupações de quem vem de fora, no sentido de organizar os programas de investigação e experimentação que aqui (no INIAV de Elvas) se desenrolam”.

DiaAgricultorINIAVElvas2015AssistenciaPara Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas, “é importante” assinalar o dia, tendo em conta que a “agricultura é um dos principais setores da atividade económica do concelho”.

Durante a manhã, no INIAV de Elvas, foram debatidos vários temas relacionados com a olivicultura e foi ainda apresentado o livro “Boas Práticas no Olival e no Lagar”, de Pedro Jordão. Durante a tarde decorrem vários workshops temáticos.