Jornadas de Enfermagem hoje e amanhã em Portalegre

JornadasULSNA

As III Jornadas Nacionais e I Internacionais de Enfermagem do Norte Alentejano realizam-se, hoje e amanhã, dias 15 e 16 de maio, em Portalegre.

“Enfermagem fortemente comprometida com o desenvolvimento dos cuidados e das organizações de saúde” é o tema desta edição das Jornadas, que decorrem no auditório Dr. Francisco Tomatas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

“Nestas jornadas abordamos três áreas fundamentais na enfermagem: a área da formação, a área da gestão e a área da prática dos cuidados de enfermagem”, refere Sérgio Carvalho, presidente das jornadas.

“Temos várias mesas redondas, uma dedicada à formação, e nessa mesa redonda temos representantes das várias Escolas Superiores de Saúde, quer da região Alentejo, de Setúbal e também de Castelo Branco, numa perspectiva de tentarmos informar as pessoas sobre as ofertas formativas que existem; depois vamos ter uma mesa específica sobre gestão e os desafios que se colocam aos enfermeiros chefes sobre gestão e supervisão dos cuidados de saúde, que são cada vez mais complexos e que carencem neste momento de resposta aos cidadãos; por outro lado temos ainda duas ou três mesas relacionadas com o doente com SIDA e também com o doente hostilizado, e durantes estes dois dias decorrem ainda três workshops”, refere o presidente das Jornadas.

As mesas redondas e os workshops decorrem hoje até às 19.30 horas, altura em que se realiza um jantar de encerramento deste primeiro dia, prosseguindo amanhã, sábado, pelas 9.30 horas.