Uma equipa de seis alunos (na foto) da Escola Básica 2,3 nº1 de Elvas participa amanhã, sexta-feira dia 8, no concurso F1 In Schools, em Leiria.
O concurso consiste na criação de um carro (em miniatura), através de programa especializado, fornecido pelo AutoDesk, que depois é avaliado nas corridas, como foi feito, no design, nos patrocínios e através de uma apresentação em inglês durante dez minutos, começa por explicar Ana Maria Miranda, uma das alunas que integram este grupo que dá pelo nome de The Defenders , na edição de hoje do À Conversa Com.
O desafio surge no âmbito das disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Inglês, e inspira os estudantes a utilizar novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa e competitiva.
O carro em miniatura, de fórmula 1, que o grupo apresenta amanhã é construído em madeira balsa e propulsionado a ar. Os alunos elvenses defrontam no concurso duas dezenas de grupos, constituídos por jovens entre os 10 e os 19 anos.
Caso o grupo fique classificado entre os três primeiros, passa à fase nacional. Os melhores, na fase nacional, vão estar a disputar o concurso, a nível mundial, em Singapura (Ásia).