A Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) de Elvas (na foto), antes denominada Estação de Melhoramento de Plantas, exporta sementes de grão-de-bico para França.
O INIAV dedica-se ao melhoramento genético das principais espécies agrícolas para agricultura e alimentação e tivemos a sorte de obter várias variedades de grão-de-bico que têm muitíssima boa adaptação às zonas mediterrânica e ao Sul de França, garantiu Benvindo Maçãs, director do instituto.
Esta espécie não é muito trabalhada em França e, depois de recebermos a visita de produtores franceses, o exclusivo das sementes de elvar, elixir e eldorado foi comprado, referiu.
Benvindo Maçãs adianta que o ano passado foram vendidas em França 440 toneladas de sementes certificadas e, entretanto, os próprios produtores portugueses também quiseram testar em solo nacional a variedade do INIAV e compraram 100 toneladas aos franceses da Arterris.
Além de França, o INIAV exporta para muitos países da Europa e América Latina, devido a relações estabelecidas com algumas empresas, de acordo com Benvindo Maçãs.
No Laboratório Experimental do Iniav, que conta com 40 hectares de terreno com talhões de terra semeados com trigo, aveia, chícharos, papoilas ou forragem, foram desenvolvidas cerca de 37 obtenções varietais de trigo, triticale, aveia, grão-de-bico, ervilha ou fava.