Débitos directos e DECO no “À Conversa Com”

MaraConstantinoRCMDepois de terem vindo a público notícias de erros em cobranças por débito direto, a DECO – Associação para a Defesa do Consumidos – apresenta algumas recomendações para que os cidadãos possam proteger a sua conta bancária. Este é o tema para edição de hoje da “À Conversa Com”, com Mara Constantino (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

“A prevenção começa em si e na utilização que faz dos seus dados bancários. Mantenha-os protegidos de olhares alheios e só faculte o seu NIB e outros dados bancários a entidades credíveis, com as quais mantenha uma relação contratual ou algum outro vínculo sólido”, começa por alertar a jurista.

“Consulte regularmente a lista de autorizações de débito direto que mantém ativas. Pode fazê-lo através da Internet, se dispuser de acesso online à sua conta bancária, ou do Multibanco, selecionando “Consultas” e “Autorizações de débito”. Também pode deslocar-se ao balcão do banco que gere a sua conta. Estas são as formas mais imediatas de garantir que só entidades autorizadas podem efetuar cobranças da sua conta bancária”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”