Agrária de Elvas presta homenagem a Mariano Gago

MarianoGagoHomenagemAgraria

A Escola Superior Agrária de Elvas assinalou publicamente esta manhã o contributo do professor, cientista e do ministro José Mariano Gago na Ciência e no Ensino Superior em Portugal, a convite do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Mariano Gago morreu, em casa, na passada sexta-feira, aos 66 anos, vítima de cancro.

Para além de alunos e docentes, também Joaquim Mourato, presidente do CCISP e do Instituto Politécnico de Portalegre, esteve presente, na cerimónia, junto à porta principal da instituição académica de Elvas.

Enquanto ministro, Mariano Gago promoveu e deu visibilidade internacional à Ciência, tendo sido preponderante na elaboração do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, na revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico e na criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

José Mariano Gago tratou o Conselho e as Instituições Politécnicas “de forma elevada, com distinção e contribuiu para a sua afirmação”, escreve o CCISP em comunicado. “Percebeu a importância do Ensino Superior Politécnico para as regiões e para o país”, pode ler-se ainda.

O CCISP convidou todos os seus membros a associarem-se a toda a comunidade científica, parando as suas atividades durante cinco minutos esta segunda-feira, dia 20 de abril, concentrando as comunidades em frente das portas principais das respetivas instituições.