GNR até final do mês com “Operação Censos Sénior”

GNROperacaoCensosSeniorA GNR realiza, até ao final deste mês, a Operação Censos Sénior 2015, que visa atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos ou isolados. A operação visa ainda identificar novas situações e informar as autoridades competentes das situações de potencial perigo.

Durante a operação serão realizadas ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crime.

Com a entrada em circulação da nova nota de 20 euros, a 20 de novembro deste ano, a GNR vai informar a população idosa de que a nova nota será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e das máquinas de distribuição de notas, e que mesmo com a entrada em circulação da nova nota, as notas de 20 euros da primeira série vão continuar em circulação e poderão ser utilizadas sem restrições.

Os idosos vão ainda ser alertados para o facto de que ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.

No decurso da operação, a GNR vai ainda divulgar o programa ”Residência Segura”, de modo a motivar a população idosa a preencher uma ficha de residência que permite recolher os elementos necessários para a elaboração de um mapa da região, em que estarão georreferenciadas todas as residências aderentes ao projeto, permitindo direcionar de forma mais eficaz os meios humanos e materiais da GNR e aumentar o sentimento de segurança da população aderente ao programa.