Regra dos Três R’s no “Ambiente em FM” desta semana

Nuno_Sequeira-Quercus

A regra dos três R’s – reduzir, reutilizar e reciclar – há muito que existe e, se cumprida, ajuda a evitar que uma grande quantidade de produtos se transforme em lixo.

Com a aplicação dos três R’s, também se consegue poupar energia, protege-se os recursos naturais e reduz-se a quantidade de matérias-primas necessárias para o fabrico de novos produtos.

“Pode-se reduzir, evitando comprar produtos desnecessários, optando por produtos reciclados ou biodegradáveis, evitando produtos com demasiada embalagem e preferindo pacotes e embalagens grandes aos individuais”, começa por explicar Nuno Sequeira da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”.

Antes de se colocar no contentor do lixo, aquilo que por vezes se pode pensar que é inútil, pode-se procurar dar uma nova vida, reutilizando: “os sacos plásticos podem serem reutilizados para colocar o lixo; ao comprar bebidas preferir embalagens que tenham retorno; doar vestuários, equipamentos e eletrodomésticos a quem deles necessitem”.

Só no caso de não se conseguir reutilizar, é que se deve reciclar. A reciclagem é simples de fazer, dividindo os resíduos nos respetivos ecopontos.

Ouvir aqui “Ambiente em FM”