“À Conversa Com” Francisco Coelho

FranciscoEduardoCoelhoFrancisco Coelho (na foto, com o filho) é um pai desesperado. Eduardo, o filho mais velho, que completa 13 anos este mês, sofre de uma doença rara: o chamado síndrome unha-rótula.

A caminho do hospital com o filho, há vários anos, o diagnóstico só foi conhecido no passado dia 9 de fevereiro, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Esta criança de Elvas sofre de displasia das unhas, anomalias ósseas e doença renal.

Francisco dá a conhecer a condição física e a doença de Eduardo, na edição de hoje da “À Conversa Com”. “Nós começámos a notar a má formação genética aos dois, três anos de idade, embora já tivesse sinais da doença à nascença”, começa por contar. Eduardo é a única criança com esta patologia no Alentejo.

“A nível ósseo as alterações são constantes: a bacia forma uns chifres – são os chifres dos “cornos ilíacos” – e tem os ossos todos desencaixados do corpo”, explica Francisco. Neste momento, Eduardo “não pode brincar como qualquer criança da sua idade”. Pode fazer apenas natação e fisioterapia. “Ele está a deixar de escrever, dia para dia, e não consegue segurar o garfo para comer”, adianta. Agora é “necessário urgentemente a realização de uma biópsia renal”.

Desempregado e com a esposa reformada por invalidez, Francisco tem feito de tudo para conseguir suportar os custos das deslocações e a estadia em Lisboa, aquando das consultas do filho, uma vez que a criança “nem direito ao transporte hospitalar tem”. Outra das dificuldades que enfrentam neste momento é habitarem numa casa com dois andares, uma vez que Eduardo “não consegue subir nem descer escadas”.

Francisco pede agora ajuda à população de Elvas, para conseguir suportar parte dos custos que tem de enfrentar a cada deslocação à capital. Para o efeito, encontra-se um mealheiro nos estúdios da Rádio ELVAS.

Ouvir aqui “À Conversa Com”