Francisco Coelho (na foto, com o filho) é um pai desesperado. Eduardo, o filho mais velho, que completa 13 anos este mês, sofre de uma doença rara: o chamado síndrome unha-rótula.
A caminho do hospital com o filho, há vários anos, o diagnóstico só foi conhecido no passado dia 9 de fevereiro, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Esta criança de Elvas sofre de displasia das unhas, anomalias ósseas e doença renal.
Francisco dá a conhecer a condição física e a doença de Eduardo, na edição de hoje da À Conversa Com. Nós começámos a notar a má formação genética aos dois, três anos de idade, embora já tivesse sinais da doença à nascença, começa por contar. Eduardo é a única criança com esta patologia no Alentejo.
A nível ósseo as alterações são constantes: a bacia forma uns chifres são os chifres dos cornos ilíacos e tem os ossos todos desencaixados do corpo, explica Francisco. Neste momento, Eduardo não pode brincar como qualquer criança da sua idade. Pode fazer apenas natação e fisioterapia. Ele está a deixar de escrever, dia para dia, e não consegue segurar o garfo para comer, adianta. Agora é necessário urgentemente a realização de uma biópsia renal.
Desempregado e com a esposa reformada por invalidez, Francisco tem feito de tudo para conseguir suportar os custos das deslocações e a estadia em Lisboa, aquando das consultas do filho, uma vez que a criança nem direito ao transporte hospitalar tem. Outra das dificuldades que enfrentam neste momento é habitarem numa casa com dois andares, uma vez que Eduardo não consegue subir nem descer escadas.
Francisco pede agora ajuda à população de Elvas, para conseguir suportar parte dos custos que tem de enfrentar a cada deslocação à capital. Para o efeito, encontra-se um mealheiro nos estúdios da Rádio ELVAS.