O Programa de Estágios Profissionais da Administação Local (PEPAL) recebeu mais de 2600 pedidos, para 1500 vagas disponibilizadas para jovens licenciados, até aos 29 anos. Nas pré-candidaturas pelas autarquias, que terminaram no final do mês de janeiro, houve pedidos de 469 entidades autárquicas, para um total de 2640 estágios.
Foram identificadas duas áreas prioritárias pelo Governo: promoção do desenvolvimento da competitividade económica local e intervenção no domínio social, ainda assim, não foi pré-definida área de formação dos licenciados.
O Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, salienta que estes estágios não são empregos. Mas oportunidades remuneradas de formação e experiência em contexto de trabalho que reforçam a preparação e capacitação dos jovens estagiários e a sua empregabilidade.
António Leitão Amaro recorda que o PEPAL é uma das concretizações do programa Impulso Jovem, lançado por este Governo, que financia em 92% os custos destes estágios. Este é, portanto, um esforço conjunto do Governo e das Autarquias para a promoção do emprego jovem em todo o território de Portugal continental, salientando o facto deste programa ser interessante porque durante os seus estágios estes jovens trazem ideias novas e modernização aos serviços públicos autárquicos.