2600 pedidos de estágios para 1500 vagas do PEPAL

PEPAL

O Programa de Estágios Profissionais da Administação Local (PEPAL) recebeu mais de 2600 pedidos, para 1500 vagas disponibilizadas para jovens licenciados, até aos 29 anos. Nas pré-candidaturas pelas autarquias, que terminaram no final do mês de janeiro, houve pedidos de 469 entidades autárquicas, para um total de 2640 estágios.

Foram identificadas duas áreas prioritárias pelo Governo: promoção do desenvolvimento da competitividade económica local e intervenção no domínio social, ainda assim, não foi pré-definida área de formação dos licenciados.

O Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, salienta que “estes estágios não são empregos. Mas oportunidades remuneradas de formação e experiência em contexto de trabalho que reforçam a preparação e capacitação dos jovens estagiários e a sua empregabilidade”.

António Leitão Amaro recorda que “o PEPAL é uma das concretizações do programa Impulso Jovem, lançado por este Governo, que financia em 92% os custos destes estágios. Este é, portanto, um esforço conjunto do Governo e das Autarquias para a promoção do emprego jovem em todo o território de Portugal continental”, salientando o facto deste programa ser “interessante porque durante os seus estágios estes jovens trazem ideias novas e modernização aos serviços públicos autárquicos”.