Estremoz integrado no programa “Embaixadoria”

Visita_Secretario_Estado_a_EstremozBO Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira, e o Embaixador do Brasil, Mário Vilalva, visitaram Estremoz esta quinta-feira, dia 5, no âmbito do programa “Embaixadoria”.

Foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Luís Mourinha, pelo Vice-presidente, Francisco Ramos e pela Vereadora do Pelouro da Cultura, Márcia Oliveira, que os acompanharam ao Salão Nobre da autarquia, onde se encontrava uma pequena exposição de Bonecos de Estremoz.

O Secretário de Estado demonstrou ser conhecedor da arte do Figurado em Barro de Estremoz, tendo reconhecido o interesse da intenção de candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela sua singularidade e pela forma como retrata a tradição e identidade do povo alentejano.

Luís Campos Ferreira esclareceu que o “Embaixadoria” pretende mostrar aos Embaixadores, creditados em Lisboa, “o que é o chão do país, o que é Portugal e quais as suas potencialidades, sendo um projeto que sente a necessidade de ser feito em conjunto com os Presidentes de Câmara, criando relações de proximidade de forma a aprofundar e criar oportunidades para ambas as partes”.

Ainda de acordo com Luís Campos Ferreira, “Estremoz foi integrado nesta iniciativa porque possui um conjunto de realidades que definem o Alentejo, como o exemplo dos Bonecos que podem vir a ser Património da Humanidade, ou os vinhos que são produzidos com o saber e o conhecimento clássico e tradicional, aliando novas tecnologias e novos sabores”.

O Embaixador Mário Vilalva já conhecia Estremoz e reconheceu o “Embaixadoria” como uma excelente ideia, dizendo ainda ser necessário os embaixadores conhecerem o país e em colaboração com os autarcas detetarem novas oportunidades de colaboração.

A visita continuou com uma passagem pela pedreira municipal, onde o Secretário de Estado e o Embaixador contactaram com empresários do sector do mármore, numa perspetiva de abertura à exportação para o Brasil, e terminou num almoço e visita à Adega de João Portugal Ramos.