Europa em reflexão pelas Universidade Seniores do Alentejo

SerEuropeuO Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral promoveu o concurso “Ser Europeu hoje e há 30 anos”, destinado a alunos das universidades e academias seniores da sua área de abrangência.

O concurso tinha como objetivo fomentar nos alunos das universidades e academias seniores uma reflexão sobre o que significa ser europeu hoje, em relação ao que era ser europeu há 30 anos, antes de Portugal se ter tornado um dos estados-membros da União Europeia.

Responderam ao desafio do Centro universidades e academias seniores, cujos alunos, através de texto ou de fotografia, produziram trabalhos que pretendem transmitir a experiência que têm dos dois períodos de vivência propostos.

Liseta Martinho, da Universidade Sénior de Vila Viçosa, venceu o primeiro prémio com os trabalhos “Conclusão” e “O que mudou”. O segundo classificado foi José Venâncio, também da Universidade Sénior de Vila Viçosa, com o trabalho “Portugal na CEE”. Os terceiros classificados foram Antónia e Rui Vidal, da Academia Sénior de Estremoz, com o trabalho “Ser europeu hoje e há 30 anos”.