32.ª Ovibeja homenageia Cante Alentejano

32OvibejaA 32ª edição da Ovibeja, que se realiza de 29 de Abril a 3 de Maio, organizada pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS) vai contar com várias novidades.

Em homenagem ao Cante Alentejano, a edição de 2015 do certame vai mostrar, promover e valorizar a genuinidade e a identidade rural através de um encontro do cante(o), com “todo o Alentejo deste mundo”.

O Cante vai ser um dos temas centrais da Ovibeja através de uma exposição interativa, de palestras e colóquios sobre a origem e a importância do canto coral, da sua expressão antropológica e sociológica, da atuação de grupos corais alentejanos existentes em todo o país e nos diversos países onde há grupos organizados e ativos, além das mais variadas manifestações culturais associadas ao cante. A organização da Ovibeja está ainda a reformular um espaço físico na feira, como um dos locais onde vai acontecer a festa do cante, no qual se pretende manter a rusticidade e o ambiente o mais natural e próximo possível da realidade natural do cante.