Francisco Galego apresenta o seu livro no “À Conversa Com”

LivroOuguelaFrancisco Galego é o convidado da edição desta segunda-feira do “À Conversa Com”, onde nos fala acerca do seu mais recente livro “A Antiga Vila de Ouguela”, apresentado na passada sexta-feira, no Centro Cultural de Campo Maior.

“Eu quis recuperar primeiro que tudo a memória viva que eu tinha da minha infância aqui de Campo Maior. Eu saí de Campo Maior com 13 anos para ir estudar para Évora, logo, a minha memória de Campo Maior parou no tempo, só voltava exporadicamente para as férias”, começou por nos explicar o autor.

O campomaiorense Francisco voltou passados cinquenta anos e garante: “encontrei uma vila completamente mudada, até culturalmente, então comecei a ir para a Biblioteca Nacional explorar os jornais de Elvas, eram estes jornais que me davam a informação sobre futebol, sobre saias, sobre as festas do povo, e eu recolhei tudo, em fotocópias e fui fazendo dossiês e já fiz nove livros com isso”.

“Isto foi um desafio que eu lancei a mim próprio. Eu que toda a vida ensinei história aos mais pequenos, vou agora, aos adultos, explicar a história do que nos é comum”, confessou-nos Francisco.

Esta publicação tem como principal objetivo chamar a atenção para a população, muito envelhecida, que reside no interior das muralhas bem como para a importância histórica e patrimonial.

Ouvir aqui “À Conversa Com”