Esclerose Múltipla é o tema do “À Conversa Com” de hoje

SandraCarvalhoEscleroseMultiplaA Esclerose Múltipla é uma doença que ainda não tem tratamento e que aparece numa população muito jovem, na faixa etária dos 20 aos 40 anos. Sandra Carvalho, enfermeira, membro do SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla – e portadora desta doença é a convidada de hoje do “À Conversa Com”, onde nos fala desta doença.

Segundo Sandra, ainda existe falta de informação acerca do que significa a doença, acabando por ser associada a “uma doença nos ossos ou a artéria esclerose”.

O Estado não apoia o suficiente os doentes de esclerose múltipla, “tanto a nível da medicação como a nível de ajudas técnicas”, assegura.

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), realizaram um estudo em que afirmam que doentes de esclerose múltipla “esperam mês e meio pela primeira consulta” e a “maioria tem apenas duas consultas por ano”, Sandra garante que no Alentejo a espera chega a ser de “mais de um ano por uma consulta”, e isto deve-se também à falta de médicos neurologistas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”