Plataforma Independente de Dadores de Sangue vai ser criada

DadoresSangueGenericaUma Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea vai ser criada com a finalidade de dar voz a todas as instituições que militam no associativismo da dádiva de sangue.

José Sousa Passos, mentor do projeto, assegura que “existem duas federações de dadores de sangue, mas nenhuma delas tem trabalhado para a dádiva de sangue”. “Acontece que os grandes problemas que se devem discutir com a tutela sobre a dádiva do sangue, diretamente, devem ser resolvidos por uma terceira entidade, não uma por terceira federação”, explica.

“Esta plataforma, sendo independente, acolherá todos os Dadores de Sangue e Medula Óssea no ativo ou já fora do circuito de doação igualmente independentes, assim como as instituições que promovem a dádiva de sangue, sem qualquer protagonismo pessoal, mas sim tendo como meta final a Solidariedade junto dos dadores de sangue e doentes”, adianta José Sousa Passos.

José Sousa Passos deixa algumas críticas ao Governo: “quando entrou este novo Governo a primeira coisa que fizeram foi reduzir os incentivos aos dadores e as taxas moderadoras nos hospitais”. A partir daí, “as pessoas sentiram-se desrespeitadas” e o “número de dadores diminuiu, em muito”, assegura.

A Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea vai tomar, a curto prazo, a forma de suporte jurídico apropriado, a fim de ser credibilizada junto das entidades oficiais.