Temperaturas descem e atingem valores negativos

SuportarFrio

As temperaturas vão continuar a descer e atingir valores negativos neste fim-de-semana. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tal deve-se à passagem de uma massa de ar frio polar. As temperaturas só devem voltar a subir a meio da próxima semana.

O delegado de saúde pública de Elvas e Campo Maior, José Martins, aconselha a população, no sentido de se combater as baixas temperaturas que se vão fazer sentir, lembrando que “idosos, crianças, doentes crónicos, cardíacos e pulmonares, pessoas que trabalham no exterior e sem-abrigo são os principais grupos de risco”.

“Há que ter atenção ao vestuário: usar várias camadas de roupa, usar gorro, luvas, meias quentes, cascol e não deixar secar a roupa no corpo”, alerta o delegado de saúde.

Quanto à alimentação, José Martins aconselha refeições quentes e mais frequentes e o não consumo de bebidas alcoólicas. É também importante “manter a casa quente” e ter cuidado com o manuseamento de braseiras e aquecedores.

Sensação de frio, dor na parte exposta do corpo, tremores fortes e exaustão são os principais sintomas de hipotermia – situação mais grave relacionada com o frio. No caso da apresentação destes sintomas, deve-se ligar de imediato para o 112, colocar a pessoa num local aquecido, remover a roupa molhada e dar bebidas quentes.