A Sociedade Recreativa 1º Dezembro, em Elvas, celebra o seu 104º aniversário, na próxima segunda-feira. A popular Azevia mantém a tradição e, na noite de domingo (30 de novembro) para segunda-feira (1 de dezembro), comemora a restauração da independência. Este é o tema para a edição de hoje do À Conversa Com, com António Ferreira (na foto), presidente da coletividade.
Pelo facto de já não ser feriado ao primeiro dia de dezembro, António garante que ainda se pensou em alterar a tradição para um fim-de-semana antes ou depois. Na falta de opiniões, por parte da população, a direção decidiu manter as comemorações do aniversário para o dia em que se assinala a restauração da independência.
No domingo, antes do momento alto das comemorações, a partir das 21 horas há baile na sede da coletividade. Por volta das 23 horas, o grupo Bombalém sai da Praça da República, em direção à coletividade, para efetuar uma performance para o público. À meia-noite é içada a bandeira, ao som do Hino da Restauração, interpretado pela Banda 14 de Janeiro.