Adubos de Portugal na origem de surto de legionella

legionellaUma torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal (ADP) Fertilizantes foi a fonte do surto de legionella em Forte da Casa, no concelho de Vila Franca de Xira. As análises às águas mostraram-se conclusivas relativamente ao foco do surto.

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, garantiu esta sexta-feira que “há uma coincidência entre as amostras em cultura relativamente a uma torre de Adubos de Portugal e a estirpe clínica presente nos doentes afetados”. Segundo o mesmo ministro, os resultados das amostras em cultura vão ser encaminhados para o Ministério Público, “para apuramento de eventual crime ambiental”.

Recorde-se que desde o passado dia 7 de novembro, já foram registados 336 casos de doença dos legionários, dos quais dez resultaram em morte. A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada, mas de acordo com a Direção Geral de Saúde não existe risco de transmissão entre pessoas.