O Museu Militar de Elvas passa a integrar oficialmente a Rede Portuguesa de Museus a partir desta sexta-feira, 14 de novembro, numa cerimónia que decorre no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
De acordo com o coronel Aragão Varandas (na foto), diretor do Museu Militar de Elvas, durante a cerimónia vão ser entregues as credenciais aos museus que passaram a integrar a Rede Portuguesa de Museus a partir deste ano, cumprindo um despacho que foi lavrado em maio.
Para fazer parte da Rede Portuguesa de Museus, os museus têm de cumprir determinadas funções museológicas e faz-se isso através de um processo de candidatura, que decorreu durante três anos, ao qual o Museu Militar de Elvas se candidatou, explica o coronel. Ao longo de três anos sofremos inspeções várias da Direção-Geral do Património, vários técnicos vieram a Elvas ver o nosso trabalho, lembra.
Para além do Museu Militar de Elvas, integram agora a Rede Portuguesa de Museus outros cinco: Museu Militar do Porto, Museu Municipal de Ourém, Museu Municipal de Sesimbra, Museu da Marioneta e Museu do Côa.