Prémios “Cidade de Badajoz” distinguiram várias áreas culturais

PremiosCidadeBadajozA edição deste ano dos “Prémios Cidade de Badajoz”, realizou-se no passado sábado, dia 1 de Novembro, no Palácio de Cristal do Hotel Río, em Badajoz.

A concurso estiveram seis categorias, desde a poesia ao jornalismo.

Luís del Romero foi o vencedor na categoria “Novela” com “Una tirada de dados” tendo arrecadado o prémio de 18 mil euros. Na Poesia, Juan Leyva, venceu cerca de 9 mil euros com o poema “Caja de resistência”.

Na edição deste ano foi, também, entregue o prémio de 12 mil euros, na área da Pintura, a Verónica Bueno pela obra ‘Victoria de la locura sobre la muerte’, Ángel Pérez Espacio por ‘Nerea’, Jesús Puente por ‘Alfarería’ e Nacho Lobato por ‘Pero queda reflejada’.

Já na Escultura, José Morales arrecadou o prémio de 9 mil euros pela obra “Vida”, enquanto José Miguel Santiago Castelo, no jornalismo, ganhou 6.000 euros, pelo artigo publicado no jornal ABC intitulado ‘La voz más pura y exacta de Lecuona’, dedicado à artista cubana Esther Borja.

Os Prémios Cidade de Badajoz, estrearam este ano a categoria de Fotografia, que distinguiu Félix Méndez pela fotografia “Pasodoble”.

Dentro dos prémios foi também atribuída uma menção honrosa a Daniel Martín na categoria de Escultura e a Xavier Ferrer na Fotografia.

A entrega de prémios contou com a presença do presidente do governo da Extremadura, José António Monago e do alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso.

Fotografia: Extremadura7Dias