CIMAA cria Plano para Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo

capa_estratgia2020A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a criar um Plano Estratégico de Intervenção para o Quadro Comunitário 2014-2020.

O objetivo deste plano passa por “encontrar um conjunto de projetos âncora, que pela sua complementaridade consigam melhorar a capacidade de gerar emprego e possam aqui combater eficazmente o despovoamento”, explica Armando Varela, presidente da CIMAA.

A Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo 2014-2020 pretende estabelecer o quadro de intervenção estratégica e de programação do investimento no seu espaço territorial de intervenção, dando assim um importante impulso ao processo de preparação de um novo ciclo de programação de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

Este quadro estratégico, alinhado com as principais prioridades e objetivos da Política de Coesão, com os objetivos do Portugal 2020 e do Plano de Ação Regional – Alentejo 2020, deverá constituir uma resposta aos desafios específicos que se colocam ao Alto Alentejo, contribuindo para corrigir os constrangimentos atuais e as condições periféricas que caraterizam a sub-região, o que justifica e reforça a necessidade da sua focagem temática.

A Versão Preliminar da Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo 2014-2020 encontra-se disponível para Consulta Pública no site da CIMAA (www.cimaa.pt) até ao próximo dia 31 de outubro de 2014.