Elvas: Sustentabilidade Energética em debate no Auditório São Mateus

MocinhaTiagoGaioO espaço entre as rotundas das Piscinas Municipais e o Coliseu de Elvas, na Estrada Nacional 4, pode contar em breve com iluminação de nova tecnologia, no sentido de se diminuir o consumo de energia.

A informação foi avançada esta manhã, por Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas, durante a abertura do Seminário “Sustentabilidade Energética em Autarquias – Iluminação Eficiente: perspetivas futuras e oportunidades”, que decorre no Auditório São Mateus.

“Analisados os consumos energéticos que estas novas avenidas têm, existe uma preocupação de tentar pôr a avenida a consumir menos energia que aquela que ela consome e isso só se consegue com nova tecnologia”, explica Mocinha.

O seminário, promovido pela AREANATejo, foca-se “em iluminação pública e de edifícios”, explica Tiago Gaio, diretor da Agência de Energia.

As ações a desenvolver pela AREANATejo, e que são hoje apresentados, ao longo do dia, em Elvas, incluem projetos-piloto no âmbito da eficiência energética, diagnósticos energéticos, implementação de medidas de melhoria da eficiência energética nas Zonas Industriais (instalação de sistemas com regulação do fluxo luminoso e instalação de tecnologia LED) e promoção de ações de informação e sensibilização para a utilização racional de energia nos edifícios e parques industriais.