“Jamboree 2014” em destaque no “À Conversa Com”

“Jamboree 2014”, evento internacional em que todos os escutistas vão estar em contacto através de um rádio amador, decorre anualmente no terceiro fim-de-semana de outubro, tendo início amanhã, dia 18, e termina domingo, dia 19.

Rosária Beijocas, chefe do Agrupamento de Escuteiros nº 158 de Elvas, é a convidada de hoje do “À Conversa Com”, onde explica que este evento consiste em “comunicar todos uns com os outros, hoje em dia isso é normal via internet, mas quando surgiu há 57 anos, não havia internet e a única forma de todos os escuteiros do mundo se encontrarem, era neste fim-de-semana através do rádio amador”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Em paralelo com esta atividade nós estamos sempre acampados para podermos participar ativamente no Jamboree”, este ano o grupo de Escuteiros nº158 de Elvas vão estar acampados em São Lourenço, contando com a presença de cem crianças, jovens e adultos.

Os mais novos têm aderido positivamente às inscrições para o Agrupamento de Escuteiros nº158 de Elvas, mas as inscrições já estão fechadas para este ano e já há lista de espera para o próximo ano, daí Rosária Beijocas afirmar: “sentimo-nos um pouco frustrados”, devido ao facto da procura ser muita e não haver possibilidade de inserir mais crianças e jovens em cada grupo, por faixa etária.

Neste evento em anos anteriores, os escuteiros conseguiram falar com grupos da Austrália, Inglaterra, Espanha, Açores e também de um país do continente americano, que Rosária não conseguiu precisar.