EMBAIXADOR DOS EUA EM LISBOA VEIO A ELVAS

embaixadorEUAO embaixador do Estados Unidos da América (EUA) em Lisboa, Robert Sherman (na foto), e o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, foram hoje recebidos na Câmara Municipal de Elvas e visitaram o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE). O encontro incluiu uma reunião com empresários da região, entre os quais figuravam Manuel Rui Nabeiro (Delta Cafés), Gaspar Magarreiro (Artipel Cork) e Manuel Calado (Herdade das Aldeias).

Em declarações à comunicação social, o embaixador esclareceu que o objetivo da visita passou por dar a conhecer “o acordo entre os EUA e a União Europeia (UE), que foi projetado para conceber 40 mil empregos em Portugal, o que vai incrementar o PIB (Produto Interno Produto) nacional em mil milhões de euros”.embaixadorB

Sherman defende que a medida “vai facilitar as pequenas e médias empresas para exportarem para os dois lados do Atlântico. Estamos num mundo global e as empresas portuguesas não podem só pensar no mercado de 10 milhões de pessoas. Têm de ter acesso a outros maiores e mais bem-sucedidos para a economia crescer”.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, considerou que “está em curso um acordo entre a União Europeia e os EUA para facilitar o comércio externo. Devemos primeiro conhecer a realidade no terreno, para facilitar as relações comerciais e criar oportunidades nos dois sentidos”, apontou o autarca.