O CLUSTER AERONÁUTICO DO ALENTEJO DIVULGADO NOS CÁRPATOS

clusterA indústria aeronáutica do Alentejo esteve presente em Rzeszów, capital da região Podkarpackie, na Polónia, no passado dia 11 de Setembro, a convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR Alentejo.

Esta entidade portuguesa foi representada pelo seu Vice-Presidente, Roberto Grilo para participar na Conferência Anual da Associação das Regiões de Fronteira da Europa (ARFE) que este ano se dedica à temática da inovação e da investigação centrada no cluster aeronáutico ao serviço do desenvolvimento regional e transfronteiriço.

(Na foto: Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo ( à esquerda) e Director de RelaçõesExternas para a Europa, África e Médio Oriente da Embraer, João Pedro Taborda (à direita).

A região anfitriã possui uma indústria aeronáutica comparável com a do Alentejo, razão pela qual a ARFE e a organização endereçaram convite à CCDR para estar representada, e a que esta correspondeu, convidando o Director de Relações Externas para a Europa, África e Médio Oriente da Embraer, João Pedro Taborda.

Este responsável ilustrou a forma como a indústria aeronáutica se coloca ao serviço do desenvolvimento económico abordando o caso das duas fábricas de componentes, metálicas e de materiais compósitos, dois centros de excelência com recurso a tecnologias de ponta, inauguradas em 2012 e em pleno desenvolvimento na capital do Alentejo, Évora.