CIMAA PROMOVE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

iluminaoA Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) aderiu ao projeto Regul, através do qual se prevê uma redução anual de aproximadamente 34.000 euros na fatura energética dos 15 Municípios do Alto Alentejo.

O projecto Regul-IP – Sistemas com Regulação do Fluxo Luminoso na Iluminação Pública, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo – PPEC 2013/2014, promovido pela e que conta com a estreita colaboração da AREANATejo –Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e da EDP Distribuição, tem como objetivo dar seguimento às políticas de melhoria da eficiência energética nas instalações de Iluminação Pública dos Municípios do Alto Alentejo.

Um dos objetivos preconizados no âmbito do projeto Regul-IP consiste na redução efetiva de 25 a 30% do consumo de energia elétrica de 15 instalações de Iluminação Pública dos Municípios do Alto Alentejo através da implementação de 15 armários com regulação do fluxo luminoso (um equipamento por Município).

 No âmbito do Regul-IP terão ainda lugar ações de promoção e divulgação, estando previsto um Plano de Comunicação e Sensibilização e a dinamização de um Workshop para os técnicos municipais.

Num investimento total de 117.000 euros, cofinanciado em 90.000 euros pelo PPEC (77%), o projeto Regul-IP prevê uma redução anual de cerca de 225.000 kWh do consumo de energia elétrica das 15 instalações a intervencionar, o que equivale a uma redução anual de aproximadamente 34.000 euros na fatura energética dos 15 Municípios do Alto Alentejo.