GNR dá as “Boas Vindas” aos emigrantes

OperaoBoasVindasB_1A Guarda Nacional Republicana está a desenvolver ao longo deste fim-de-semana a operação “Boas Vindas”, com o objetivo de “apoiar os emigrantes e os turistas estrangeiros que entrem em Portugal por via terrestre”, segundo a Sargento Ferreira, comandante interina do posto de Elvas da GNR.

Na zona de Elvas esta ação foi desenvolvida na Portagem de Vila Boim, em Elvas, onde os militares do posto de Elvas da GNR e da Brigada de Trânsito entregaram “folhetos de prevenção da sinistralidade rodoviária e contra a criminalidade”, de acordo com a comandante.

Nas primeiras horas desta operação “a maioria dos condutores é proveniente de Espanha, mas também já por aqui passaram emigrantes franceses e belgas”.

A nossa reportagem esteve também à conversa com aqueles que se deslocam para Portugal. Por parte dos emigrantes o “sentimento de emoção ao regressar a Portugal” é geral. Muitos têm esta oportunidade apenas “uma vez por ano”. Quando questionados sobre a hipótese de regressar em definitivo as opiniões dividem-se entre aqueles que têm essa ambição e os que não têm. No que diz respeito aos espanhóis que escolhem por Portugal para passar férias “Lisboa e Algarve” são os destinos de eleição.

A operação vai acontecer nas fronteiras de Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Castro Marim.