Alcáçovas: Feira do Chocalho destacou cultura alentejana

FeiraChocalhoMafalda Arnauth e Lúcio Bamond encerraram mais uma edição da Feira do Chocalho, no passado dia 27 de julho, em Alcáçovas, com uma noite de fado. Pelo palco principal passaram ainda nomes como Jorge Machado, na sexta-feira, e Flor-de-Lis acompanhada pela Banda da Sociedade União Alcaçovense, no sábado.

Cerca de 35 expositores das mais variadas áreas estiveram presentes no certame, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e a Associação Tauromáquica Alcaçovense, com destaque para a arte chocalheira.

De realçar o sucesso de mais uma edição do Summer Spot, entre a camada mais jovem da população, que durante as três noites do certame encheu por completo o recinto para ouvir Dj’s e música ao vivo. O espaço que até altas horas animou os jovens foi, mais uma vez, dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense.

Destaque ainda para as Oficinas de Artes e Ofícios Tradicionais promovidas pela Associação Terras Dentro.

De realçar também as atividades equestres da responsabilidade da Associação Tauromáquica Alcaçovense com o passeio a cavalo e o espetáculo de homenagem a Miguel Grave e para a Caminhada “Canadas d’Alcáçovas”, organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.

No palco das tradições houve cante com o Grupo Cavaquinhos do Alentejo, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Paz e Unidade e Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, e ainda Sevilhanas “La Dança del Color” e a atuação do Rancho Folclórico com a participação dos encarregados de educação da Creche/ATL da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas.

A abertura oficial da feira teve lugar perto das 21h00 e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, da presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote e de elementos da Assembleia Municipal entre outros convidados.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo começou por realçar a importância da feira para o concelho, que serve de montra “da nossa cultura, das nossas gentes, do nosso património, do nosso artesanato e dos nossos produtos locais”. Bengalinha Pinto lembrou ainda que, devido à conjuntura difícil, “é preciso ajustar e reduzir apoios para podermos continuar a apoiar durante mais anos”. O autarca informou que “em 2014, a transferência do Orçamento de Estado para a Câmara Municipal de Viana é de menos de 550 mil euros, face a 2010”. Logo, a Autarquia é obrigada a tomar medidas de contenção.

Para a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, tudo foi feito para que o programa da feira abarcasse o maior número de atividades que despertassem o interesse de grande parte da população. Sara Pajote garantiu também que o objetivo dos executivos da Junta e do Município é “trabalhar em prol da população mantendo e revitalizando as tradições”.